África (Palavra Cantada)
Quem não sabe onde é o Sudão
saberá
A Nigéria o Gabão
Ruanda
Quem não sabe onde fica o Senegal,
A Tanzânia e a Namíbia,
Guiné Bissau
Todo o povo do Japão
Saberá
De onde veio o
Leão de Judá
Alemanha e Canadá
Saberão
Toda a gente da Bahia
sabe já
De onde vem a melodia
Do ijexá
o sol nasce todo dia
Vem de lá
Entre o Oriente e ocidente
Onde fica?
Qual a origem de gente?
Onde fica?
África fica no meio do mapa do mundo do
atlas da vida
Áfricas ficam na África que fica lá e aqui
África ficará
Basta atravessar o mar
pra chegar
Onde cresce o Baobá
pra saber
Da floresta de Oxalá
E malê
Do deserto de Alah
Do ilê
Banto mulçumanagô
Yorubá

O projeto história de mulheres negras é pensado coletivamente quando a professora e alun@s observam que o conteúdo descrito no currículo para 4ª série do ensino fundamental, ao mencionar aspectos da colonização no brasil como resistência negra, deixam de fora a trajetória das mulheres que há muito tempo constituem-se firmes e fortes no sistema patriarcal inventado não por elas (não por nós) .
A discussão fica mais profunda quando analisamos que as mulheres negras exerceram papéis fundamentais contra a escravidão e por conta do machismo e racismo tiveram suas histórias mal contadas ou invisibilizadas.
assim investigamos a localização do continente africano por meio da visualização de mapas aprendendo coisas importantes como:
a áfrica não é um país , é berço da humanidade como comprovam os estudos.
"A África é um continente rico em história, em diversidade de povos, de culturas, de línguas, de crenças e de conhecimentos científicos que foram apropriados por outros povos. Muito dos “saberes e fazeres” dos povos da África foram trazidos para as Américas, a partir do século XVI, por aqueles africanos retirados de suas comunidades de origem e tornados escravos no “Novo Mundo”."
(citação retirada do texto Contando o conto sem retirar um ponto: a mulher africana e a colonização brasileira)
identificar os continentes no mapa mundi, pintar mapas dos continentes, conhecer o continente africano e ouvir a professora narrar o trânsito pelo atlântico, das mulheres negras paras as américas foi assunto que rendeu pra mais de uma aula, fazendo com que nossas aulas de história e geografia sobre colonização do brasil nos trouxessem reflexões do que acontecia nessa passagem, dentro dos navios e as formas de resistência a escravidão que já acontecia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário