terça-feira, 25 de maio de 2010

avaliando que nossos passos vem de longe




saber que trazemos influências de rainhas gurreiras e que já fizemos parte de um sistema matriarcal em que o lema sempre foi solidariedade foi o que conversamos, vimos em um vídeo da tv cultura e lemos em textos como o da citação abaixo.

"Nos diferentes grupos étnicos africanos que foram trazidos para o Brasil, a intervenção feminina foi sempre muito considerada. As mulheres cumpriam um importante papel nos momentos de decisões, nas relações comerciais e mesmo na condução/administração de reinos.
O papel que a mulher exercia nas sociedades africanas influenciou sobremaneira os movimentos de resistência negra no período colonial brasileiro.
Eram rainhas, mediadoras, sábias, curandeiras, comerciantes, chefes de família, de Estado e líderes de grande respeito. Temos, como exemplo, a Rainha Nzinga Mbandi (lutou pela libertação do seu povo e contra as incursões portuguesas na região de Congo-Angola no séc. XVI); Agotime Maria Mineira Naê (veio da África para o Brasil no século XVIII e fundou a Casa das Minas que desempenhou papel fundamental na resistência cultural e religiosa); Rosa Maria Egipcíaca da Vera Cruz (condenada pela Igreja Católica, foi a primeira africana no Brasil a escrever um livro, no século XVIII). Se avançarmos mais para a Antiguidade, ainda podemos citar Cleópatra (detinha toda a autoridade política de seu país, o Egito) e Candaces (nome dado às 14 rainhas que governaram o Império Méroe, Etiópia e que simboliza a luta e poder feminino por seu território e tradições)."
(Contando o conto sem retirar um ponto: a mulher africana e a colonização brasileira)


ao ouvir a canção Candaces (2007) da escola de samba Salgueiro (RJ) e apreciar as imagens, as crianças questionaram sobre os novos termos, palavras até então desconhecidas. coversamos sobre essas palavras e seus significados.


Candaces (2007)
Salgueiro (RJ)
Composição: Dudu Botelho, Marcelo Motta, Zé Paulo e Luiz Pião

Majestosa áfrica
Berço dos meus ancestrais
Reflete no espelho da vida
A saga das negras e seus ideais
Mães feiticeiras, donas do destino...
Senhoras do ventre do mundo
Raiz da criação
Do mito a história
Encanto e beleza
Seduzindo a realeza

Candaces mulheres, guerreiras
Na luta... justiça e liberdade
Rainhas soberanas
Florescendo pra eternidade (bis)

Novo mundo, novos tempos
O suor da escravidão
A bravura persistiu
Aportaram em nosso chão
Na bahia, alforria
Nas feiras tradição
Mães de santo, mães do samba!
Pedem proteção
E nesse canto de fé
Salgueiro traz o axé
E faz a louvação

Odoyá, iemanjá; saluba nanã
Eparrei oyá
Orayê yê o, oxum
Oba xi obá (bis)

imagens: http://balto.sites.uol.com.br/icandaces.JPG
http://www.collinsmetu.com/blog/uploads/ct-tate_30.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

empretecimento

registro do projeto história de mulheres negras, na tentativa de que nossas histórias não sejam mal contadas ou invisibilizadas.